Arquivo do blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Peixe preparado com Soda Cáustica

Bom, pra quem não conhece, o programa existe desde 2008 e tem Adam Richmann, como apresentador.  A premissa é a seguinte: ele viaja pelos Estados Unidos comendo nos mais tradicionais fast foods. Ele quer encontrar a melhor comida tradicional americana. Mas o melhor de tudo são os desafios. Por exemplo: comer 180 ostras no Acme Oyester House em Nova Orleans, devorar uma linguiça de 1 metro (com acompanhamentos!) no Gasthof zur Gemutlichkeit em Minneapolis e ainda encara uma pizza no Big Lou’s de 1,30m.

Neste episódio que eu achei ele come o Lutefisk que é um bacalhau que fica de molho 1 semana na água, vai para soda cáustica e depois fica mais uma semana na água para poder voltar a ser comestível. (Eu procurei esse vídeo por mais de um ano ;D )


Lutefisk (lutfisk) (pronunciado /lutəfisk/ na Noruega e nos Estados Unidos/luːtfɪsk/ na Suécia e nas zonas de língua sueca da Finlândia) é o prato tradicional da Noruega, consumido nos países nórdicos e nos Estados Unidos, feito à base de peixe (fisk) branco seco e soda cáustica(lut). Na Suécia, é conhecido como lutfisk. Na Finlândia, é designado como lipeäkala. A tradução literal do nome é peixe com soda cáustica, devido ao facto de ser preparado com soda cáustica ou hidróxido de potássio.
O Lutefisk é prepara com peixe branco, normalmente o Bacalhau o tratamento é o seguinte o peixe fica submerso em água fria durante cinco a seis dias trocando a água todo dia, depois é submerso por mais dois dias em água fria e soda cáustica. Isso faz o peixe crescer o peixe para poder ser comido após esse processo é preciso repetir o primeiro processo deixando de cinco a seis dias o peixe em água fria, trocando a água diariamente. Não necessita água adicional para o cozimento. Basta colocá-lo numa frigideira, adicionar-lhe sal, tapar bem a frigideira e deixá-lo cozer no vapor, em lume muito lento durante 20-25 minutos. Também é possível cozinhá-lo no forno. Nesse caso, é colocado numa travessa que possa ir ao forno e coberto com papel de alumínio, sendo deixado a assar cerca de 40-50 a 225 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário