Arquivo do blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Musse de Chocolate, Hérve This


É maravilhosa a sensação quando uma receita como essas dá certo.
Hervé This, pai da gastronomia molecular e com diversos livros publicados sobre o assunto, descobriu como se faz uma simples, aerada e saborosa musse de chocolate usando somente água e chocolate. Receita adaptada do livro Molecular Gastronomy: Exploring the Science of Flavor, de Hervé This.
O segredo dessa musse está em usar um bom chocolate. A consistência fica diferente daquelas receitas tradicionais que nossas mães fazem, mas o resultado é um delícia! Para quem gosta de se aventurar na cozinha essa é ”a” sobremesa para fazer nesse próximo fim de semana.
Tempo de preparo: 30 minutos
Serve: 4 porções
Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de água
230 g de chocolate meio-amargo (com no mínimo 50% de chocolate)
cubos de gelo

Modo de preparo
1. Corte o chocolate em pequenos pedaços.
2. Em uma panela, coloque a água e o chocolate sob fogo médio. Mexa até derreter o chocolate e formar uma mistura homogênea.
3. Separe dois recipientes de diferentes tamanhos (sugerimos que use aqueles bowls de alumínio). No menor, coloque o chocolate derretido, e no maior, os cubos de gelo.
4. Coloque o bowl com chocolate sob o bowl com o gelo e bata o chocolate com um fouet (batedor de arame) ou com um mixer elétrico.
5. Enquanto bate, a misture formará grandes bolhas de ar.  Após um tempo mexendo é possível ver fios de chocolate mais espessos sendo formados e logo nota-se a consistência de musse aparecendo, isso significa que a musse já está pronta.
6. Coloque a musse em potes menores. Leve para a geladeira para firmar e sirva em seguida.
Note: caso a receita não fique na consistência de musse da primeira vez, não se preocupe: é só voltar o chocolate para panela, adicionar mais um pouco de chocolate e reiniciar o processo. Caso a musse fique com consistência granulada, significa que o excesso da mistura transformou a espuma em uma emulsão. Para resolver, derreta o chocolate novamente e repita o processo, sem adicionar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário