Arquivo do blog

sábado, 12 de maio de 2012

Informações básicas para se comprar um ótimo azeite.

Dicas de escolha de um bom azeite ealgumas informações básicas sobre colheita e acidez


- No ano de 2012, a Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - declarou a dieta mediterrânea (rica em azeite, frutas, legumes, cereais, peixe e vinho) como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

- A acidez do azeite não é como a do limão, facilmente sentida no paladar, e só pode ser identificada em laboratórios.

- Não existe azeitona verde ou roxo-negra: o que acontece é que, no primeiro caso, a oliva simplesmente ainda não amadureceu por completo. Já as escuras estão plenamente maduras, por isso a variação na cor. Mas a verde já pode ser usada para conserva ou produção de azeite.

- Azeites produzidos com azeitonas verdes tendem a ser mais amargos e picantes na boca. Já os feitos com azeitonas maduras, tendem a ter aroma mais amendoado e com notas de frutas.

- Brasileiro em geral gosta de azeite mais suave. Muita gente, quando sente uma nota de amargor, entende como azeite estragado, o que não é verdade.

- O óleo de oliva sempre deve ser guardado bem fechado e em local seco, sem odores ou presença de luz.

- Na hora da compra, vale olhar a data de fabricação. Embora possa durar por até dois anos, quanto mais fresco o azeite, melhor.

- Também é importante certificar-se no contra rótulo se a mesma empresa que produziu, foi a que envasou o produto. Isso garante menor risco de adulteração.

- Seguindo o mesmo preceito do vinho, não há país que produza o melhor azeite. Em países como Grécia, Itália, Espanha e Chile existem tanto bons, como maus produtores.

- A oliveira, árvore que produz as azeitonas (olivas) começa a produzir comercialmente somente após seu quinto ano de vida, sendo que atinge a maturidade depois de quatro décadas.



O Azeite como identificar desde a produção se é um azeite de qualidade.


Métodos de colheita: 


Brucatura é o melhor método de colheita é o mais difícil e dispendioso, pois os frutos são tratados com mais cuidado e dão depois o melhor azeite. 
Bacciatura é derrubar as azeitonas com paus compridos,exige muito cuidado e experiência para não ferir os rebentos. 
As frutas caem em redes de gaza de nylon espalhadas embaixo das árvores. Na seqüência se colocam as azeitonas em cestos ou caixas arejadas onde ficam em depósitos até serem prensadas.
Raccatura é colher as azeitonas caídas no chão que não é um método muito racional, além de não dar um azeite muito bom, já que essas azeitonas podem estar maduras demais ou danificadas.

Pettinatura é um método não muito usual,no qual se puxam com os dedos ou um pente de madeira especial, entre os galhos cheios de azeitonas

Acidez:

TIPO DE AZEITE
TEOR DE ACIDEZ
Azeite virgem de oliva extra
Não superior a 1,0g/100g
Azeite  virgem de oliva fino
Não superior a 2,0g/100g
Azeite virgem de oliva comum ou semi-fino ou corrente
Não superior a 3,3g/100g

Azeite virgem de oliva lampante
Superior a 3,3g/100g




Nenhum comentário:

Postar um comentário