Arquivo do blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hasselbackpotatis

DSC04556
  • INGREDIENTES
  • 2 batatas médias
  • Fatias finas de alho
  • Manteiga
  • Flor de sal de Guèrande (pode usar sal grosso)
  • Queijo Parmezão ralado

Batata sanfonada.

Se você pegar qualquer livro de receitas mais engajado (digo mais profissional), verá que dois ingredientes merecem capítulos a parte: batatas e ovos. Dois ingredientes que pela versatilidade e imaginário de cozinheiros malucos, abrem um leque inimaginável de opções de apresentações. E cada dia que passa novas receitas surgem, fazendo com que ovos e batatas estejam sempre na onda.
Claro que dentre tantas receitas assim, algumas levarão o nome de seu criador, dado aliás pelo próprio, cuja humildade precedeu a fama. Outros, mais pensando em seu emprego, batizam os pratos com o nome do restaurante que trabalham. Mais confortável, humilde e funciona como, digamos assim, um afago no dono. Afinal, sempre terá o Sous-Chef e aquele auxiliar espreitando a vaga.
Estas batatas foram criadas em Estocolmo, no Restaurante Hasselback, por alguém que optou pelo anonimato ao invés do estrelato (sabe-se lá o nome do Chef). Com o nome pomposo de Hasselbackpotatis, é uma batata que merece ser feita em casa. Além da bela apresentação, o sabor é fantástico. Um pouco de paciência e você surpreenderá seus alegres convidados.


PREPARO
Faça cortes transversais na batata, na menor espessura que conseguir, sem chegar ao fim. Com o auxílio de uma faquinha pequena, introduza as fatias de alho no meio da cada fatia. Coloque uma porção de manteiga em cada batata, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar por 30 minutos.
Retire as batatas do papel alumínio e coloque mais manteiga por cima. Polvilhe com o queijo e retorne ao forno por mais 10 minutos, até gratinar. Retire e salpique com a Flor de Sal.
Sirva como guarnição de um assado. Eu usei acompanhando um belo rosbife de contrafilé com farofa e arroz branco.

Uma bela sugestão e ainda em tempo para seu almoço de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário