Arquivo do blog
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Coxinha Tradicional
Como sou apaixonada por uma coxinha achei uma matéria muito legal sobre a própria na GULA, vou disponibilizar uma receita que achei bem legal da tradicional. Segundo o blog Soy loco por ti, coxinha (http://soylocoporticoxinha.wordpress.com) que elegeu os melhores lugares aonde comer esse quitute em primeiro lugar vem:
1-Veloso (São Paulo, SP)
2- FrangÓ (São Paulo, SP)
3- Confeitaria Colombo (Rio de Janeiro, RJ)
4- Padaria Real (Sorocaba, SP)
5- Edelweiss (Curitiba, PR)
6- Coxinhas Douradas (Bueno Andrade, SP)
7- Boteco São Paulo (São Paulo, SP)
8- Ofner (São Paulo, SP)
9- Velho Rabo (São Paulo, SP)
10- BH Lanches (São Paulo, SP)
A receita da tradicional:
6 coxinhas imperiais
1- O ideal é começar pela massa: um quilo de batata, 270 gramas de farinha de mandioca crua(quantidade exata, segundo os testes do chef Alex Caputo do restaurante Alecrim), sal a gosto. E Óleo para fritura.
2- Numa tigela, colocar as batatas cozidas e amassadas (é mais fácil se isso for feito com elas aidna quentes)e, aos poucos, acrescentar a farinha de mandioca "bem fininha", ensina Caputo. Após ensaiar com diferentes gramaturas, ele confessa: "E sabe por que é essa farinha ? Porque eles não tinham essa farinha de trigo branca que temos hoje em dia e que serve de liga para tudo"
3- Aos poucos vá incorporando farinha à massa, amassando tudo junto, até chegar ao ponto de enrolar.
4- Com a massa homogêne. reservar
5- Hora de preparar o recheio. Vale dizer que para chegar ao frnago desfiado é preciso cozinhar a ave inteira, retirar as peles e os ossos (" guardando alguns para a montagem das digníssimas coxinhas!", alerta Caputo) e então desmanchar a carne. O recheio em si leva somente mais uma cebola ralada , um dente de alho amassado, duas colheres de sopa de cheiro verde picado e outras duas de banha de porco
6,7- "Fazer tudo é muito fácil: basta dourar o alho e a cebola nessa banha, refogar o frango e acrescentar as ervinhas ao final". explica o cozinheiro. "A diferença é usar a banha. Antigamente não existia óleo de soja, que tem muito menos colesterol e deixa o sabor mais suave".
8- Recheio e massa prontos, chega o momento de juntar as coisas - sem esquecer os ossinhos
9- Comece tirando uma porção pequena de massa e moldando a na palma da mão - basta abrir um buraco e colocar duas colheres de chá de recheio
10- Depois, ao invés de simplesmente alisar formando um biquinho na ponta, é preciso modelar um cone e, na pontinha, posicionar, um dos ossinhos, separados previamente.
11- Para que ela fique perfeita ajuste com os dedos
12, 13- Para empanar a dica: "Antes de passar na farinha de mandioca crua e fritar em óleo quente, vale passar as coxinhas na água gelada.
14- Ai é só fritar. "Mas se tiver um galinho de alecrim para jogar na gordura, sempre ajuda"
15- E quando as coxinhas estiverem douradas basta tirá-las do óleo e deixar escorrer o exesso no papel toalha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário